segunda-feira, 28 de maio de 2012

No jardim das feras: Erik Larson


No jardim das feras

Erik Larson




De forma inesperada, o professor William E. Dodd, de Chicago, recebe o convite para assumir a embaixada dos Estados Unidos na Alemanha de Hitler. Sem nenhuma experiência no delicado mundo da diplomacia, mas decidido a manter uma posição neutra em relação ao novo governo, Dodd chega a Berlim na companhia de sua esposa Mattie e de seus filhos adultos: William Jr. e a esfuziante Martha. A princípio, Martha se deslumbra com a pompa, a animação da vida social e o charme dos homens do Terceiro Reich, como o primeiro chefe da Gestapo, Rudolf Diels.
O deslumbramento não dura muito. No decorrer de seu primeiro ano na Alemanha, a família Dodd testemunha, com alarme, a crescente perseguição aos judeus, o cerceamento da imprensa e a implantação de novas e assustadoras leis. As preocupações do embaixador, registradas em documentos oficiais e em seu diário, porém, foram recebidas com indiferença pelo Departamento de Estado norte-americano. No jardim das feras, acompanha a perspectiva dos Dodd à medida que os fatos se desenrolam e, por meio de seus testemunhos, revela uma era de surpreendentes nuances e complexidades.
Erik Larson, mestre da narrativa de não ficção, reconstitui a tensão e o ambiente cada vez mais opressivo de Berlim, ao mesmo tempo em que descreve de forma inesquecível personagens históricos como o bizarro Göring, o sinistro Goebbels e o próprio Hitler.  O resultado é uma leitura arrebatadora, que ajuda a entender por que o mundo só foi se dar conta da grave ameaça representada por Hitler quando o horror da guerra era inevitável.

New York Times Sunday Book Review 
"Larson reconstituiu de forma meticulosa a ascensão de Hitler pela perspectiva da família Dodd e criou uma narrativa edificante dessa encruzilhada histórica que proporciona todos os prazeres de um thriller político. Uma nova luz sobre acontecimentos tão terríveis."
Chicago Sun-Times 
"Assombroso. Parece um romance de suspense repleto de personagens complexos, entre nomes conhecidos e outros que permaneciam nas sombras. O livro documenta uma sociedade que enlouquece em câmera lenta."
Newsweek 
"Impressionante obra de reconstituição histórica."
Washington Post 
"Este thriller elegante é uma história tão inacreditável que ninguém se arriscaria a inventá-la. Larson escreveu um livro excelente, que merece ser um best-seller, e provavelmente será."

Nenhum comentário:

Postar um comentário