sexta-feira, 27 de julho de 2012

Resenha: O alienista - Machado de Assis

O alienista - Machado de Assis
Nota:

SinopseAs crônicas de Itaguaí, contam que viveu ali em tempos remotos um certo médico o Dr. Simão Bacamarte, filho da nobreza do lugar e o maior dos médicos do Brasil, Portugal e Espanha. Com o fim de estudar a loucura, ele trancafia no asilo que construíra e dera o nome de Casa Verde, um quinto da população da vila. Para ele o normal seria algo homogêneo repetido ao infinito, qualquer pessoa com um gesto ou pensamento que fugisse a rotina era objeto de seus estudos. A população aterrorizada se revolta, e aí outros tantos passam a morar no asilo. Mas, Simão Bacamarte tão atento às estatísticas, lembra que a norma está sempre com a maioria, e que é esta afinal quem tem razão. Refaz a teoria, solta os recolhidos e sai ao encalço daqueles poucos que, possuíam coerência moral. Em pouco tempo ele cura a todos, ninguém mais possuía nobres sentimos morais. Só um. Ele o próprio alienista era o único digno de ser trancafiado na Casa.


Este livro é um clássico da literatura brasileira, vou confessar que do Machado de Assis o único livro que eu já li foi DOM CASMURRO que aproveitando tem resenha no blog Aqui.
Eu tive que ler este livro para fazer um trabalho de escola, mais eu achei que vocês gostaria que saber o que eu achei do livro.


A edição que eu li era de uma coleção chamada  ESTE É SÓ O COMEÇO, o livro tinha menos de 50 paginas pois é não to brincando não ! ele era uma versão do livro original resumido e adaptado para a nossa época como por exemplo sem aquelas palavras muito entranhas .


(Pág.-10 'Maomé gostava dos loucos porque dizia que Alá tinha tirado o juízo deles para eles não pecarem')


Agora vou falar um pouco do livro. O livro conta a história de Simão Bocamarte que é um medico que cuida de loucos, que no livro eles chamam de alienista. Ele só sabe estudar sobre loucura, e ele se muda pra uma cidade chama Itaguai e monta um hospital que se chama Casa Verde na onde ele coloca os doentes mentais, só que o Simão ele começa a colocar os habitantes da cidade no hospital sem eles terem mostrados índice de loucuras.


Pra Simão qualquer pessoa que menti, xinga são pessoas loucas e precisam ser curadas, isto tudo chega a um certo ponto que a população começa a odiar o alienista e pede pra ele parar.


(Pag 11- 'Se eu conhecer tudo o que é possivel conhecer e não tiver caridade, eu não sou nada')


O livro é legal dá pra passar o tempo. Como o livro que eu li era uma versão resumida o livro acaba passando os acontecimentos muito rápido. Mais vale a pena mesmo assim, e é sempre bom dar uma variada nos gêneros de livros que você costuma ler..


Que você gostou ou já leu não esqueça deixe um comentário, eu vou ficar muito feliz ate a próxima!!!


(Pag 40- 'Os cerebros tão bem organizados que eu curei eram tão desequilibrados quanto os outros. Eu não ensinei nada de novo para eles. Tudo já estava lá ')

7 comentários:

  1. já li este livro umas duas vezes quando ainda estava na escola, lembro de ter gostado, achei interessantíssima a visao do machado sobre as manias e os loucos :D
    beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. tenho esse livro auqi em casa, mas morro de preguiça de ler esses classicos :s

    http://himi-tsu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu estou com esse livro na fila de leitura há tempos, mas ainda não parei para lê-lo. :/

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  4. Li esse livro quando estava no ensino médio, lembro que na época gostei muito da história. (=

    Beijos

    Descobri nas Entrelinhas

    ResponderExcluir
  5. Eu li esse livro quando estava na época do vestibular, nao gostei muito não


    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir