quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Curiosidades: Os autores mais bem pagos de 2012

          Os escritores mais bem pagos de 2012

A revista norte-americana Forbes elabora anualmente uma lista com os escritores mais bem pagos do ano. Os valores são estimativas, descobertas através de entrevistas com os autores, agentes, editores, experts ou\e de informações de vendas. 



James Patterson: 94 milhões

Ao contrário de boa parte dos autores James atingiu o topo basicamente com a venda dos livros. Para se ter ideia só em 2011 foram 11 livros publicados. Em 2012 são 13. Seu personagem mais famoso é o psicólogo forense Alex Cross, que já ganhou 19 volumes com suas aventuras.


 Stephen King: 39 milhões

O mestre do terror já tem mais de 50 livros escritos e diversas adaptações para o cinema. Mas 2012 foi um ano especial para King. Seu livro 11/22/63 foi bastante aclamado pela critica, o que alavancou ainda mais as vendas. Além disso King revisitou a Terra Média criada por ele na série A Torre Negra e lançou o volume 4 1/2, intitulado O Vento pelo buraco da fechadura.




 Janet Evanovich: 33 milhões

Começou escrevendo com Stehhie Hall, em 1987, mais ficou conhecida com seu nome original e com a série Stephanie Plum, sobre a ex-compradora de lingeries que se torna caçadora de recompensas. Tudo começou em 1994, com o lançamento de A Caçadora de Recompensas.Em 2012 foi lançado o 19º volume da série: Notorious Nineteen além do segundo livro de sua nova série Diesel,com o título de Wicked Business.

John Grisham: 26 milhões

Mais lido que  Vade Mecum, já que os livros de John geralmente giram em torno da advocacia. São quase 30, publicados desde 1989, quando lançou Tempo de Matar. Já foram mais de 250 milhões de cópias  vendidas ao redor do mundo e várias adaptações para o cinema, como o Dossiê pelicano, A Firma e O Júri. Em 2012 já foi lançado Calico Joe e The Racketeer.

Jeff Kinney: 25 milhões


O sexto volume da série Diary of a Wimpy Kid: Cabin Fever, vendeu mais de 3 milhões de cópias por todo o mundo. O sétimo foi lançado em 2012, intitulado Diary of a Wimpy Kid:The Third Wheel. Além disso, as adaptações dos livros continuam sendo produzidas para o cinema.

Bill O'Reilly: 24 milhões


Antes de ser escritor, Bill é conhecido como o principal apresentador de um canal norte-americano. Porém ele se destaca também por seus romances sendo que seus dois últimos foram Killing Lincoln: The Shocking Assassination that Changed America Forever e Killing Kenned: The End of Camelot.

Nora Roberts: 23 milhões

Nora Roberts já produziu bem mais livros do que Danielle Steel. Ao todo são mais de 200 livros, em sua grande maioria românticos escritos desde 1981 também sob os pseudônimos de J.D. Robbs, Jill March e Sarah Hardesty.


Danielle Steel: 23 milhões


São mais de 100 livros publicados desde 1973 com uma vendagem que pode chegar até 800 milhões de cópias ao redor do mundo. Números impressionantes mostram o porque da autora de Jewels e O Apelo do Amor estar na oitava colocação, mesmo que o faturamento tenha caído.

Suzanne Collins:20 milhões

A autora da trilogia Jogos Vorazes talvez não esperasse tamanho sucesso. Os livros venderam mais de 9 milhões de cópias e ainda ganharam um incentivo maior graças ao lançamento do primeiro livro da série. Segundo a Forbes, o filme faturou mais de 605 milhões de dólares pelo mundo e o valor recebido por Suzanne pode ter chegado a 5 milhões.

Dean Koontz: 19 milhões


Conhecido por seus livros que exploram o suspense e o gênero policial, Dean publicou seu primeiro livro(Star Quest), desde então não parou por um ano sequer. 14 de seus livros já estiveram na primeira posição da lista dos mais vendidos, inclusive 77 Shadow Street. quem também contribuiu para a boa colocação do escritor na lista foram suas duas séries de maior sucesso: Odd Thomas e Frankenstein.

J.K. Rowling: 17 milhões


Já se foram vários anos desde o lançamento de Harry Potter que foi o último livro da saga do bruxinho. Rowling não ficou parada. Duas grandes novidades movimentaram 2012: a primeira foi o início das vendas da série Harry Potter em E-book. A segunda é o lançamento do primeiro livro voltado para o público adulto: A Casual Vacancy.

George R.R. Martin: 15 milhões

Graças à série televisiva Game of Thrones transmitida por uma emissora americana, o autor alavancou as vendas de sua heptologia As Crônicas de Gelo e Fogo. A série começou a ser escrita em 1996 e cinco livros foram publicados desde então. O último(A Dança dos Dragões) foi lançado a pouco tempo, com diferença de 6 anos para seu antecessor(Festim de corvos).



Stephenie Meyer: 14 milhões

Quatro anos após o final da série Crepúsculo, Stephenie  Meyer ainda continua lucrando bastante. Além disso. o fenômeno global 50 tons de cinza ainda reavivou os livros de Meyer, já que a trilogia escrita por E.L. James começou baseada nos vampiros que brilham.

Ken Follet: 14 milhões

Com mais de 20 livros publicados desde 1974. Follet é autor de Best Sellers como O Buraco da Agulha e O Voo da águia,ambos já adaptados para filmes e séries televisivas. Atualmente escreveu a trilogia  O século, que teve o segundo volume lançado. Outro fator que contribui para a boa colocação do escritor é a adaptação de Mundo sem Fim que inspira homônimo.

Rick Riordan: 13 milhões

Riordan é um dos autores infanto-juvenis bem mais sucedidos na atualidade. Responsável por resgatar mitologias antigas para novos leitores, ele assina as séries Percy Jackson e os Olimpianos, As Crônicas dos Kane e Os Heróis do Olimpo.


  


    Tem vários autores que nunca tinha ouvido falar, e também achei que poderia ter outros...
   Mais já achei que a lista foi bem feita, e me surpreendi inclusive com o Rick Riordan ter no ultimo lugar...

2 comentários:

  1. "ele assina as séries Percy Jackson e os Olimpianos, As Crônicas dos Kane e Os Heróis do Olimpo. E mais duas séries: A sombra da serpente e A Marca de Atena."
    Tem alguma coisa errada aí, já que "A Sombra da Serpente" faz parte da série As Crônicas dos Kane e "A Marca de Atena" de Os Heróis do Olimpo. E nem citaram os livros que ele escreveu para a saga "The 19 Clues", muito famosa.
    Bem, fazer o que, ninguém consegue fazer nada perfeito, pelo menos ele entrou no TOP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk Obrigado por ter me corrigido, já arrumei o erro!!

      Excluir