quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Resenha: Extraordinario - R. J. Palacio

Extraordinário 
Autora: R. J. Palacio
Editora: Intrinseca
Comprar   Skoob

Sinopse: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.


 Ser aluno novo em uma escola já não é fácil, agora imagina ser um garoto com August Pullman? Ele nasceu com síndrome genética muito rara que deformo seu rosto desde do momento que estava na barriga da sua mãe. O garoto teve que fazer diversas cirurgias (não lembro ao certo quantas foram) e mesmo assim seu rosto causa espanto nas pessoas que o vê pela primeira vez.

  Ele é um garoto de bem com a vida, não se deixa abalar por causa do seu rosto, mais é claro que ele não é um robô, ele tem sentimentos e fica chateado quando alguém passa por ele e não para de encará-lo ou quando as crianças deixam escapar um “Aiiiii Meu Deus”.




   A família dele tenta ao máximo tratá-lo como se fosse alguém normal. (E ele é por que o único “defeito” que ele tem é a aparência, porque ele é mais inteligente que muitas pessoas. Ou seja, a síndrome não afetou a racionalidade.) Sendo assim a mãe dele tenta convencê-lo a estudar numa escola, já que ele nunca frequentou e sim estudava em casa com a sua mãe. Lógico que no começo ele não quer, mais logo ele acaba cedendo. Então o livro é basicamente nisso, como vai ser a adaptação do Auggie na nova escola e como será a adaptação dos alunos em ter um menino “diferente” na escola.
Adorei o jeito como a autora dividiu o livro, ele é dividido em oito partes e cada parte é um personagem que narra, o que eu achei muito interessante, porque é legal ver a mesma cena com ângulos de visões diferentes. O livro é bom traz uma mensagem positiva pra nossas vidas, não é um livro muito triste (pelo menos não chorei lendo-o) August é um menino bem animado, ele mesmo fazia piadas com sua própria feição, o que eu achava bem legal.

Os personagens secundários são bem interessantes também, inclusive o Jack Will que é um fofo e a Summer que é uma gracinha, eles defendem o amigo o que eu acho muito legal, já que no começo Auggie sofre bastante bullyng.

Mais teve partes do livro que eu ficava com raiva do personagens pois ele era muito mimado, e bebezão, sim eu sei que ele tinha 10 anos, mais eu achava que estava muito mimado para a idade, mais ele não tem culpa de querer toda a atenção pra ele e sim seus pais que são culpados por ter criado-o sobre uma redoma, com muita proteção.

 A intrínseca pecou um pouco neste livro pois tem erros ortográficos, e o pior o meu livro estava com uma parte inteira sem formatação, ou seja, com os nomes de pessoas e os começos de frase tudo com letra minúscula, e sem travessão nas conversas, isso me deixou bem irritada mais nada que tenha afetado a minha leitura. Pra mim o livro só perdeu meia estrela porque eu tive uma relação de AMOR E ÓDIO com o personagem principal, mais tirando isso o livro é bom. ;) 


(4 estrelas e meia)

E eu tomei vergonha na cara, e resolvi grava uma Vídeo-Resenha! :D







2 comentários:

  1. Esse capitulo sem formatação, com letra minuscula é de propostito, foi escrito dessa forma, tem até no site do livro isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por ter tirado a minha duvida. Não fazia ideia que era proposital kk

      Excluir