segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Livros por Tema: Livros que caem em vestibulares!

   Olá pessoal, este ano eu vou fazer vestibular e pra ajudar a outras pessoas que também vai, resolvi fazer o Livros Por Tema: Vestibular, espero que vocês gostem escolhi só cinco, mas já tem um post no blog que eu cito outros. (clique aqui)

A Cidade e as Serras
Autor: Eça de Queiros
Editora: Martin Claret
Comprar   Skoob

Sinopse: Eça de Queirós, considerado o maior romancista de seu país, inaugurou o Realismo em Portugal. O conjunto de sua obra, incluindo artigos e cartas, traça um panorama crítico da cultura e dos programas sociais e políticos de seu tempo. Seu estilo, que modernizou a prosa portuguesa, é límpido e preciso, e seu tom, cáustico e mordaz, desnuda os vícios da sociedade portuguesa do fim do século XIX. 'A cidade e as serras' é uma deliciosa sátira dos progressos ainda canhestros dos tempos modernos e reencontro do romancista com a paisagem de sua meninice. Vê-se também aí, no jogo dos contrastes, o apego nostálgico à essencialidade honesta da vida ainda natural e limpa do interior.



A Hora da Estrela
Autora: Clarice Lispector
Editora: Rocco
Compar   Skoob

Sinopse: A história da nordestina Macabéa é contada passo a passo por seu autor, o escritor Rodrigo S.M. (um alter-ego de Clarice Lispector), de um modo que os leitores acompanhem o seu processo de criação. À medida que mostra esta alagoana, órfã de pai e mãe, criada por uma tia, desprovida de qualquer encanto, incapaz de comunicar-se com os outros, ele conhece um pouco mais sua própria identidade. A descrição do dia-a-dia de Macabéa na cidade do Rio de Janeiro como datilógrafa, o namoro com Olímpico de Jesus, seu relacionamento com o patrão e com a colega Glória e o encontro final com a cartomante estão sempre acompanhados por convites constantes ao leitor para ver com o autor de que matéria é feita a vida de um ser humano.

   Este livro eu não sabia que também caia nos Vestibulares, e já vi muitas resenhas positivas.

Capitães de Areia
Autor: Jorge Amado
Editora: Companhia de Bolso
Comprar   Skoob

Sinopse: Publicado em 1937, pouco depois de implantado o Estado Novo, este livro teve a primeira edição apreendida e exemplares queimados em praça pública de Salvador por autoridades da ditadura. Em 1940, marcou época na vida literária brasileira, com nova edição, e a partir daí, sucederam-se as edições nacionais e em idiomas estrangeiros. A obra teve também adaptações para o rádio, teatro e cinema. Documento sobre a vida dos meninos abandonados nas ruas de Salvador, Jorge Amado a descreve em páginas carregadas de beleza, dramaticidade e lirismo.



A Moreninha
Autor: Joaquim Manuel de Macedo
Editora: Várias
Comprar   Skoob

Sinopse: O romantismo inscrevia-se como o movimento literário em voga, favorecendo a criação de narrativas fundamentadas sobre temas amenos: o amor "açucarado" com um ligeiro e suave suspense que termina em páginas brandas e felizes para todos... e para sempre.
   A Moreninha surge como um modelo exemplar desse estilo. A obra retrata os costumes da alta sociedade carioca dos meados do século 19, onde as mulheres tinham seus momentos de flerte nos saraus, bailes e óperas de teatro. 


Os Sertões
Autor: Euclides da Cunha
Editora: Martin Claret
Comprar   Skoob

Sinopse: Considerada uma das obras-primas da literatura brasileira, descreve as batalhas entre os homens liderados por Antonio Conselheiro e o exército brasileiro, de acordo com a visão de Euclides da Cunha. Com seu apurado estilo jornalístico-épico, traça um retrato dos elementos que compõem a guerra de Canudos: a Terra, o Homem e a Guerra. Euclides da Cunha foi o único jornalista que atentou para a valentia dos jagunços.



   Pessoal não vão deixar pra começar a estudar em cima da hora, pois são muitas coisas para aprender antes das provas. Qual faculdade vocês pretendem fazer ? Quais livros vocês já leram desta lista? Gostariam que eu abrisse um quadro chama Vestibulando










Nenhum comentário:

Postar um comentário