segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

O que é Steampunk?

   Hoje vim explicar sobre um subgênero que muitos não sabem o que significa, eu mesma descobri a pouco tempo e também estou aproveitando porque fiz o post de hoje que é Livros por Tema e o tema escolhido: Steampunk. (clique aqui para conferir)

   É um subgênero da ficção cientifica, que ganhou fama no final dos anos 80 e inicio dos anos 90.

   Esses tipos de livro são obras ambientadas no passado mais a tecnologia já estava presente, vou explicar direito, nesse subgênero, o autor cria um mundo que se passa no passado só que com as tecnologias que temos hoje, por exemplo: computadores de madeira e aviões movidos a vapor. 

   O autor de maior destaque usando Steampunk foi Julio Verne, suas obras são lidas até hoje: 20.000 Léguas Submarinas”, “Volta ao Mundo em 80 Dias” e “Viagem ao Centro da Terra". Nesses livros vemos que a tecnologia é avançada demais para a época. 

   "O gênero steampunk pode ser explicado de maneira muito simples, comparando-o a literatura que lhe deu origem. Baseado num universo de ficção cientifica criado por autores consagrados como Júlio Verne no fim do século XIX, ele mostra uma realidade espaço-temporal na qual a tecnologia mecânica a vapor teria evoluído até níveis impossíveis (ou pelo menos improváveis), com automóveis, aviões e até mesmo robôs movidos a vapor já naquela época." - Wikipédia

   
   Steampunk é um subgênero que aborda não só a literatura mais também em filmes como: (As Aventuras de James West, Sucker Punch – Mundo Surreal), séries, jogos e animes como: (Full Metal Alchemist).

Sites pesquisados: Wikipédia, Tecmundo.

   Então gente, o post de hoje era só pra dar uma ajuda para quem não sabia o que significava Steampunk. E você já leu algum livro e recomenda? Não esqueça de nos contar  qual é.





2 comentários:

  1. Adorei o post! Participo de um clube do livro na minha cidade e o tema do nosso próximo encontro é Steampunk e não fazia ideia de livros do gênero. (Inclusive já li 20.000 léguas submarinas e não fazia ideia que se encaixava nesse gênero) Salvaste a minha vida. Hahaha. Muito bem explicado e de uma forma prática. ^^ Bjs

    ResponderExcluir