quarta-feira, 30 de julho de 2014

Livros que caem no Enem - Parte dois

   Olá pessoal, como sei que muita gente, vai fazer Vestibular/Enem (como esta pessoa que está escrevendo rsrs) resolvi dar uma mãozinha e trazer cinco livros que normalmente são cobrados nos vestibulares. Se quiser conferir mais, no começo deste ano eu fiz a parte um. (clique aqui)


Til 
Autor: José de Alencar
Data de Lançamento: 1872
Skoob   Submarino

Sinopse: Segredos antigos, desencontros amorosos e renúncias estão presentes neste destacado romance regionalista, de 1872, em que Alencar documenta o cotidiano numa fazenda paulista do século XIX. Til é o apelido de Berta, a heroína capaz de imensos sacrifícios por um ideal.



O Cortiço 
Autor: Aluísio de Azevedo
Data de Lançamento: 1890

Sinopse: A obra busca recriar a realidade dos agrupamentos humanos sujeitos à influência da raça, do meio e do momento histórico. O predomínio dos instintos no comportamento do indivíduo, a força da sensualidade da mulher mestiça, o meio como fator determinante do comportamento são algumas das teses naturalistas defendidas pelo autor ao lado de denúncias sociais. O protagonista do romance é o próprio cortiço, onde se acotovelam lavadeiras, trabalhadores de pedreira, malandros e viúvas pobres.


Memórias Póstumas de Brás Cubas
Autor: Machado de Assis
Data de Lançamento: 1881

Sinopse: É após a morte que Brás Cubas decide narrar suas memórias. Nesta condição, nada pode suavizar seu ponto de vista irônico e mordaz sobre uma sociedade em que as instituições se baseiam na hipocrisia. O casamento, o adultério, os comportamentos individuais e sociais não escapam à sua visão aguda e implacável, nesta obra fundamental de Machado de Assis. 


Sentimento do Mundo
Autor: Carlos Drummond de Andrade
Data de Lançamento: 1940

Sinopse: " Tenho apernas duas mãos e o sentimentos do mundo, mas estou cheio de escravos, minhas lembranças escorrem e o corpo transige na confluência do amor." Drummond


O Primo Basílio
Autor: Eça de Queirós
Data de Lançamento: 1878

Sinopse: Primeiro grande êxito literário de Eça de Queirós, este romance é marcado por uma análise minuciosa da sociedade de seu tempo. O autor usou da ironia, da linguagem coloquial e direta e, principalmente, do olhar atento sobre o cotidiano para revelar a intimidade da vida burguesa. Luísa é casada com Jorge e leva uma vidinha tão segura quanto entediada. O sonho, o romantismo e o desejo são despertados pela chegada do primo Basílio a Lisboa. Ao optar pelo adultério como tema central, a intenção do autor era provocar a discussão. Eça é o grande mestre do romance português moderno e certamente o mais popular entre os escritores do século XIX em Portugal e no Brasil.


   
   Então minha gente, bôra começar a estudar pra passar no vestibular sem ser raspando, conseguir uma bolsa nem que seja de 50% porque ta difícil de pagar faculdade, está muuuuuito caro. Espero que tenha gostado do post e até mais, beijos e até logo! 











Nenhum comentário:

Postar um comentário