terça-feira, 5 de agosto de 2014

Top 5: Livros sobre Psicopatas/ Serial Killers

   Olá galera, fiquei ausente por dois dias mais agora tudo volto ao normal. Haha estou de férias do serviço, porém parece que cansa mais ficar em casa do que trabalhando. Como pretendo fazer faculdade de psicologia, resolvi trazer um "top 5" de livros que pesquisei e me interessou muito sobre o tema "Psicopatas", espero que gostem.

Mentes Perigosas
Autora: Ana Beatriz Barbosa Silva
Skoob   Submarino

Sinopse: Quando pensamos em psicopatia, logo nos vem à mente um sujeito com cara de mau, truculento, de aparência descuidada, pinta de assassino e desvios comportamentais tão óbvios que poderíamos reconhecê-lo sem pestanejar. Isso é um grande equívoco! Para os desavisados, reconhecê-los não é uma tarefa tão fácil quanto se imagina. Os psicopatas enganam e representam muitíssimo bem.
"Mentes Perigosas" discorre sobre pessoas frias, manipuladoras, transgressoras de regras sociais, sem consciência e desprovidas de sentimento de compaixão ou culpa. Esses "predadores sociais" com aparência humana estão por aí, misturados conosco, incógnitos, infiltrados em todos os setores sociais. São homens, mulheres, de qualquer raça, credo ou nível social. Trabalham, estudam, fazem carreiras, se casam, têm filhos, mas definitivamente não são como a maioria da população: aquelas a quem chamaríamos de "pessoas do bem".

   Este livro me interessou porque muitas vezes julgamos as pessoas pela aparência ou pelo jeito, achamos absurdos sobre tal pessoa e quando vamos ver estávamos enganados.


Serial Killers: Anatomia do Mal
Autor: Harold Schechter

SInopse: Entre na mente dos psicopatas. O dossiê definitivo sobre assassinos em série. O que faz gente aparentemente normal começar a matar e não parar mais? O que move – e o que pode deter – assassinos em série como Ed Gein, o psicopata americano que inspirou os mais célebres maníacos do cinema, como Norman Bates (Psicose, de Alfred Hitchcok), Leatherface (O Massacre da Serra Elétrica, de Tobe Hooper) e Hannibal Lecter (O Silêncio dos Inocentes, de Jonathan Demme). Como explicar a compulsõo por matar e o prazer de causar dor, sem qualquer arrependimento? De onde vem tanta fúria?
As respostas estão no novo lançamento da editora DarkSide Books: Serial Killers – Anatomia do Mal, dossiê definitivo sobre o universo sombrio dos psicopatas mais perversos da história. Escrito por Harold Schechter – que pesquisa o tema há mais de três décadas e já publicou, inclusive, a biografia de Ed Gein, Deviant (1998) -, o livro é referência fundamental a todos os que se interessam pelo universo da investigação e da criminologia.

   Neste livro o autor reuniu vários casos de psicopatas de verdade, o que o torna mais interessante ainda. 

Meu vizinho é um Psicopata
Autora:Martha Stout
Skoob   

Sinopse: Psicopatia é o termo mais popular para nos referirmos à sociopatia, distúrbio que se caracteriza pela falta de consciência e que é bem mais comum do que se imagina, atingindo uma em cada 25 pessoas. Entre seus principais 'sintomas' estão - incapacidade de adequação às normas sociais; falta de sinceridade e tendência à manipulação; impulsividade; irresponsabilidade persistente e ausência de remorso. Para atingir seus objetivos, o psicopata é capaz de mentir, roubar, manipular e até matar sem sentir culpa alguma. Talvez seja um marido agressivo, um pai que maltrata os filhos ou um chefe que humilha os funcionários. Embora saibam o que é certo ou errado, os sociopatas simplesmente não se importam com isso. Conhecem as regras da sociedade e entendem como nós, pessoas com consciência, agimos e pensamos - e lançam mão disso para nos manipular e circular despercebidos em nosso meio. Com anos de experiência no atendimento a vítimas de psicopatas, a Dra. Martha Stout traça um retrato preciso desses indivíduos, explica como identificá-los e ensina 13 regras para nos defendermos da ameaça que eles representam. 

   Me interesso pelo assunto e gostaria de me aprofundar mais. 

O Diário de Jack o Estripador
Autor: Shirley Harrison

Sinopse: James Maybrick é apresentado como Jack, o estripador (serial killer que apavorou Londres em 1888 - assassinando e estripando pelo menos cinco prostitutas - sem nunca ter tido a verdadeira identidade revelada). 
A autora analisa fatos e disponibiliza partes do diário de Maybrick (escritos com sua própria letra e com a respectiva tradução), onde o mesmo confessa a autoria dos crimes.
Trechos do diário:

«Talvez, na minha mente atormentada, deseje que alguém leia isto e compreenda»
«As minhas mãos estão frias, mas acredito que o meu coração está mais frio»
«Espero ansiosamente o trabalho de amanhã à noite, vai fazer-me bem, mesmo muito bem»
«Antes de ter terminado toda a Inglaterra conhecerá o nome que dei a mim própio»
«Deus colocou-me aqui para matar todas as put*s»
«Quando tiver terminado os meus actos demoníacos, o própio diabo me elogiará»
«A put* vai sofrer como nunca sofreu»
«Sofrerão tal como eu vou, certificar-me disso»


Eu sei o que você está pensando - Livro um
Série: Dave Gurney 
Autor: John Verdon

Sinopse: Uma carta perturbadora chega via correio com uma simples declaração ao final: "Veja como conheço seus segredos - apenas pense em um número." Errará quem pensar que uma carta dessas chega a seu destino final apenas por obra do acaso. Para o detetive aposentado da polícia de homicídios da cidade de Nova York, Dave Gurney, que está formando uma nova vida ao lado de sua esposa Madeleine, as cartas começam a deixar de ser estranhas para se tornarem um complicado quebra-cabeça que levará a uma enorme investigação sobre assassinatos em série. Trazido para o caso como consultor, Gurney em pouco tempo percebe pistas que a polícia local deixou passar. Ainda assim, diante de um oponente que parece ter o dom da clarividência, Gurney vê seus esforços irem em vão, seu casamento rumando a um precipício e, finalmente, um medo incontrolável de que seu adversário não pode ser parado.

   Este é bem conhecido, foi lançado por esses tempos. E me parece um suspense policial.

  Por hoje é só espero que tenham gostado do post e se já leram algum livro com este tema deixe nos comentários








2 comentários:

  1. Oi, Naiara!
    Muito legal suas dicas, acho esse tema bem interessante e gosto de ler os romances policiais que abordam serial killers dá pra ver um pouco como funciona a mente de pessoas assim.

    Beijos,

    Rafa { blog - Fascinada por Histórias}

    ResponderExcluir