sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Resenha do Filme: O Doador de Memórias

O Doador de Memórias
Lançamento: 11 de Setembro de 2014
Duração: 1h37min
Gênero: Ficção Científica, Fantasia, Drama

Sinopse: Uma pequena comunidade vive em um mundo aparentemente ideal, sem doenças nem guerras, mas também sem sentimentos. Uma pessoa é encarregada a armazenar estas memórias, de forma a poupar os demais habitantes do sofrimento e também guiá-los com sua sabedoria. De tempos em tempos esta tarefa muda de mãos e agora cabe ao jovem Jonas (Brenton Thwaites), que precisa passar por um duro treinamento para provar que é digno da responsabilidade.



   Jonas mora numa cidadezinha onde as pessoas não brigam, não tem animais e o pior de tudo, não tem sentimentos. Se você for assistir e tiver em preto e branco não se assuste o filme é assim mesmo, na verdade tem tudo um porque, mas só assistindo pra saber.

   Uma sociedade totalmente controladora, e muito esperta, eles controlam os indivíduos sem eles perceberem. Quando tem uma determinada idade (não sei ao certo, mas acredito que seja 16 anos) a sociedade analisa o individuo e faz uma cerimônia onde será escolhido qual profissão a pessoa deve seguir, de acordo com suas habilidades e aptidão. Jonas estava no meio desta cerimônia e foi o ultimo a ser chamado, e por sinal teve o trabalho mais difícil e único, ser um Receptor de Memórias.



   O ancião que recebia as memórias agora tem que treinar o Jonas e passar todas as memórias para ele, ou seja, ele se torna um Doador de Memórias. Nesta profissão o Receptor de Memórias tem que guardar todas as memórias ruins do mundo, as tristeza das pessoas e consequentemente descobre como o mundo se tornou no que é hoje, sem contar que não pode falar para ninguém o que sabe.




   Um mundo muito falso, onde pessoas são felizes e não questionam o porque das coisas, como podem pesar um bebê e quando não atinge o peso minimo aplicarem uma injeção para mata-lo? Como podem não querer que a população saiba do passado? Como podem acabarem com os sentimentos?

   Sim, uma sociedade bem louca, as pessoas fazem coisas sem saber as consequências, fazem só porque o governo diz ser o certo, e os únicos que sabem do passado do mundo são os receptores de memórias e são os únicos que sofrem quando descobre que foi o ser humano acabou com os animais, que o ser humano pode ser cruel. 




  Como não podia faltar um romance, Jonas percebe que esta amando (ops esta palavra é proibida nesta sociedade) sua melhor amiga Fiona, o que é muito estranho já que nesta sociedade o governo controla até seus sentimentos (não vou soltar spoillers).



   Um filme que dá uma lição de vida e faz a gente refletir, que tipo de ser humano nós somos? Como será o nosso futuro daqui alguns anos? Será que pode existir um dia um mundo onde não exista guerras ou brigas?

   Em resumo eu gostei do filme, foi envolvente e pretendo ler os livros antes de lançarem o segundo filme. 

   Obs: Li resenhas falando que este filme acaba onde começa o segundo livro.



2 comentários:

  1. O livro que originou esse filme está sendo muito bem comentado, mas eu não estou muito curiosa para lê-lo. Estou mais ansiosa pela adaptação mesmo. Quero assistir logo! Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/ (Ta rolando sorteio lá, participa!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk Eu não aguentei esperar ler o livro primeiro, tanto é que não estava nos meus planos compra-lo, mas depois que assisti o filme me deu vontade de ler.

      Beijos!!

      Excluir